top of page

CAVALCANTE

Uma pequena cidade que ganhou de presente um pedacinho da Chapada dos Veadeiros

 
BANCOS
Em Cavalcante temos  o Banco do Brasil (seg. à sex. das 9hrs às 12hrs e auto-atendimento até às 22:00hrs), lotérica (Caixa),  o Bradesco (seg. à sex. das 9hr às 15hr - na loja de matérias de construção Área Verde).

  Encravada entre serras e vales localiza-se o Berço dos Povos da Chapada dos Veadeiros. A cidade de Cavalcante foi fundada pelos Bandeirantes em 1740, durante o ciclo do ouro no Brasil colonial. Já foi capital do Império quando a Princesa Isabel passou na comarca de ouro e chegou a ter mais de 9.000 escravos em suas minas.

 

  Atualmente é um município que abriga a porção mais selvagem da Chapada dos Veadeiros e 60% do Parque Nacional de mesmo nome. Além das reservas ecológicas, é em sua área que localiza-se a maior parte do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, a maior comunidade quilombola do Brasil e do mundo.

 

  Seus atrativos naturais são de rara beleza. Diversas cacheiras e paisagens surpreendentes. Dentre elas, destaca-se a Cachoeira de Sta. Bárbara conhecida como a água mais bonita da Chapada dos Veadeiros. Possui boa, mas pequena infra-estrutura turística com 10 pousadas e diversos restaurantes. A cidade é tranquila e excelente para descansar e aproveitar a natureza. 

 

  Próximo à Cavalcante, é possível acessar uma comunidade quilombola chamada Engenho II, onde os kalungas vivem do turismo. É onde se localiza a cachoeira mais bonita da região, a cachoeira de Sta Bárbara, onde sua água verde cristalina a torna inesquecível.

 

 

 

 

 
CLIMA
O período de Seca é de maio a setembro quando os rios estão menos cheios e o ar é muito seco. Nesse período não há risco de tromba d'agua, mas o calor é intenso. Beba muita água pois o nível de umidade considerado igual a de um deserto.
 
 
TELEFONIA
Sinal apenas para a operadora VIVO
 
 LINKS

GEO-ARQUIVOS

bottom of page